Todas as coleções
PlaceMarket
Integração Colombo
Integração Colombo
Atualizado há mais de uma semana

1- Vinculando a conta Colombo com o Placemarket

Para  vincular sua conta no módulo da Integracommerce você deve acessar o menu Colombo -> Configuração.

Na seguinte página, você deve inserir seus dados de autenticação "Token" e "Chave" (fornecidos pelo marketplace).

2- Configuração

Produtos:

  • Tipo de preço padrão: utilizado para selecionar automaticamente o preço padrão que será utilizado no marketplace (pode ser alterado na hora do envio do produto). Clique aqui para acessar a documentação sobre tipos de preço.

  • Redutor de estoque padrão: funciona da mesma maneira que o tipo de preço padrão, porém será aplicado aos redutores conforme esta documentação.

Expedição:

  • Tipo e nome do módulo: Deve ser selecionado o seu tipo de módulo e o nome do mesmo (o módulo será a sua fonte de produtos).

3- Envio de produtos

O envio de produtos é feito através do menu da sua fonte. Você deve selecionar o produto, à esquerda do título, e selecionar a ação para disponibilizar o produto na Colombo:

Na próxima página deve-se ajustar os atributos do seu produto. Muitos atributos obrigatórios já são preenchidos automaticamente de acordo com os dados buscados na fonte, como título, descrição, sku...
As categorias deverão ser preenchidas manualmente ou já serão buscadas automaticamente a partir do menu de predefinições (veja mais sobre as predefinições AQUI)

Mais abaixo teremos o preço, que também irá buscar o padrão das Configurações, as variações do produto, que já têm o preenchimento automático de alguns dados, como Redutor (feito nas configurações), Cor, Tamanho, EAN, dimensões, peso...

Assim que os produtos estiverem com os atributos preenchidos, basta clicar em "Disponibilizar".

4- Acompanhando os produtos

Quando os produtos forem disponibilizados, podem ter seu status acompanhado através do menu Marketplace -> Colombo-> Produtos.

No primeiro momento, seu produto estará com todos status "Pendente". Em alguns minutos enviaremos as informações para a Colombo e ele ficará com status "Aguardando aprovação". Este último status ficará assim até o marketplace analisar e aprovar o produto.

Assim que o produto for aprovado, começaremos a enviar as atualizações de preço e estoque, e eles serão alterados de "Pendente" para os próximos status.

Após os estoques e preços serem enviados com sucesso, enviaremos as imagens dos produtos e seu anúncio ficará parecido com este exemplo (exemplo do Mercado Livre, porém a Colombo seguirá o mesmo padrão):

Importante: alguns produtos irão retornar com erro ou reprovação. Quando isto ocorrer deve-se seguir os seguintes passos:

  • Verificar a mensagem disponível para este erro/reprovação: 

  • Reenviar o produto para a Colombo, ajustando o que foi apontado na mensagem.

  • Caso não haja uma mensagem disponível, você deve entrar em contato com o suporte da Moovin para que seja verificado o ocorrido e qual ajuste será necessário.

Resumo dos status dos produtos:

  • Pendente: requisição para o envio do produto foi criada, mas não enviamos para o marketplace ainda.

  • Fila: colocamos o produto em fila para ser enviado para o marketplace.

  • Aguardando aprovação: marketplace está validando, catalogando e verificando as informações enviadas do produto encaminhado.

  • Erro: houve alguma falha na requisição enviada pela Moovin. Podem ser diversos casos, então é necessário verificar a mensagem de erro disponível conforme mencionado acima.

  • Reprovado: o produto foi reprovado por estar fora de algum padrão solicitado pelo marketplace, portanto não será cadastrado na plataforma com os atributos atuais. O motivo da reprovação fica disponível na mensagem do produto.

  • Aprovado: seu produto foi aprovado e ficará disponível para venda no marketplace, e a partir deste momento ele terá seu preço e estoque atualizados constantemente.

Produtos com status de erro/reprovação não são atualizados no marketplace. Sugerimos que pelo menos uma vez na semana sejam verificados e corrigidos estes produtos, caso existam.

Acesse todas as documentações do Placemarket clicando aqui.
Em caso de dúvidas entre em contato com o Suporte da Moovin: http://suporte.moovinplataforma.com.br/ ou "suporte@moovin.com.br"

Respondeu à sua pergunta?