1- Vinculando a conta Mercado Livre com o Placemarket

Para  vincular sua conta no módulo do Mercado Livre você deve acessar o menu Mercado Livre -> Contas. Na página https://panel.placemarket.com.br/#/marketplace/mercadoLivre/accounts é necessário fazer o login da sua conta Mercado Livre no Placemarket através desta opção: 

2- Configuração

Produtos:

  • Tipo de preço padrão: utilizado para selecionar automaticamente o preço padrão que será utilizado no marketplace (pode ser alterado na hora do envio do produto). Clique aqui para acessar a documentação sobre tipos de preço.

  • Redutor de estoque padrão: funciona da mesma maneira que o tipo de preço padrão, porém será aplicado aos redutores conforme esta documentação.

  • Tipo padrão: irá configurar o tipo padrão dos seus anúncios, que também pode ser alterado durante a disponibilização do produto. Nesta opção você pode selecionar os tipos de anúncio "Clássico", "Premium" ou "Grátis". Você pode acessar este link para saber mais sobre os tipos de anúncio do Mercado Livre.

  • Tipo envio: aqui é selecionada a forma de envio padrão do seu produto. Existem quatro opções que serão explicadas, em resumo, abaixo.

    Mercado Envios 1: Esta modalidade oferece uma calculadora de fretes para calcular o custo do envio de cada pedido permitindo que o vendedor selecione o serviço de envios de sua preferência, mas escolhendo uma transportadora. O vendedor é encarregado de fazer o gerenciamento do número de rastreamento.
    Mercado Envios 2: Esta modalidade oferece ao vendedor uma etiqueta pré-paga e um número de rastreamento com uma transportadora local pré-definida para cada país. O vendedor não precisará se preocupar em escolher uma transportadora nem com o número de rastreamento. É o modo mais recomendável, pois oferece uma excelente experiência tanto para compradores quanto para vendedores. O ML escolhe a transportadora. (você pode ler mais sobre esta modalidade aqui.
    Personalizado: os vendedores podem incluir uma tabela com até 10 valores de frete para um produto, e o comprador deve fornecer esse número ao finalizar o processo.
    Não especificado: isso quer dizer que o vendedor não especificou nenhum preço de frete para seus produtos, e o comprador deve entrar em contato com o vendedor para combinar uma opção de envio e o preço.

Diferenças entre ME1 e ME2 podem ser vistas aqui!
Fonte: https://developers.mercadolivre.com.br/pt_br/envio-de-produto

  • Adicionar referência no título do anúncio: Define se ao final do título do anúncio devem ser adicionadas as referências do produto.

Expedição:

  • Tipo e nome do módulo: Deve ser selecionado o seu tipo de módulo e o nome do mesmo (o módulo será a sua fonte de produtos).

Pedidos:

  • Sincronizar pedidos com entrega Full: configura a utilização do Mercado Envios Full. Saiba mais clicando aqui.

Descrição dos anúncios:

  • Descrição do topo e rodapé: adiciona uma descrição acima e uma abaixo da descrição do produto. Esta descrição pode ser removida ou alterada durante o envio dos produtos.
    Recomendamos o uso destas descrições para adicionar informações aos anúncios como: a loja emite notas fiscais, possui troca ou não, há quantos anos atua no mercado... (não podem ser informados contatos paralelos ao Mercado Livre)

3- Envio de produtos

O envio de produtos é feito através do menu da sua fonte. Você deve selecionar o produto, à esquerda do título, e selecionar a ação para disponibilizar o produto no Mercado Livre:

Na próxima página deve-se ajustar os atributos do seu produto. Muitos atributos obrigatórios já são preenchidos automaticamente de acordo com os dados buscados na fonte, como título, descrição, sku...
As categorias deverão ser preenchidas manualmente ou já serão buscadas automaticamente a partir do menu de predefinições (veja mais sobre as predefinições AQUI)
Após a seleção das categorias, serão abertos os campos de Tipo, Condição e Envio, que os padrões já são predefinidos nas Configurações vistas acima:

Ao selecionar o tipo de variação do produto, serão disponibilizados os atributos não obrigatórios. Estes campos não precisam ser enviados para o Mercado Livre, porém o preenchimento destes dados pode ajudar na exibição do seu anúncio na plataforma.

Mais abaixo teremos o preço, que também irá buscar o padrão das Configurações:

Ao final vêm as variações do produto, que já têm o preenchimento automático de alguns dados, como Redutor (feito nas configurações), Cor, Tamanho, EAN, dimensões, peso...

Observação: o Mercado Livre aceita cores e tamanhos personalizados, ou seja, estes campos são livres para edição manual.

Assim que os produtos estiverem com os atributos preenchidos, basta clicar em "Anunciar".

4- Acompanhando os produtos

Quando os produtos forem disponibilizados, podem ter seu status acompanhado através do menu Marketplace -> Mercado Livre -> Anúncios.

No primeiro momento, seu anúncio estará com todos status "Pendente". Em alguns minutos enviaremos as informações para o Mercado Livre e ele ficará com status "Aguardando aprovação". Este último status ficará assim até o Mercado Livre informar que o produto foi aprovado.

Assim que o produto for aprovado, começaremos a enviar as atualizações de preço e estoque, e eles serão alterados de "Pendente" para os próximos status.

Após os estoques e preços serem enviados com sucesso, enviaremos as imagens dos produtos e seu anúncio ficará parecido com este exemplo:

Importante: alguns produtos irão retornar com erro ou reprovação. Quando isto ocorrer deve-se seguir os seguintes passos:

  • Verificar a mensagem disponível para este erro/reprovação: 

  • Reenviar o produto para o Mercado Livre, ajustando o que foi apontado na mensagem.

  • Caso não haja uma mensagem disponível, você deve entrar em contato com o suporte da Moovin para que seja verificado o ocorrido e qual ajuste será necessário.

Resumo dos status dos produtos:

  • Pendente: requisição para o envio do produto foi criada, mas não enviamos para o marketplace ainda.

  • Fila: colocamos o produto em fila para ser enviado para o marketplace.

  • Aguardando aprovação: marketplace está validando, catalogando e verificando as informações enviadas do produto encaminhado.

  • Erro: houve alguma falha na requisição enviada pela Moovin. Podem ser diversos casos, então é necessário verificar a mensagem de erro disponível conforme mencionado acima.

  • Reprovado: o produto foi reprovado por estar fora de algum padrão solicitado pelo marketplace, portanto não será cadastrado na plataforma com os atributos atuais. O motivo da reprovação fica disponível na mensagem do produto.

  • Aprovado: seu produto foi aprovado e ficará disponível para venda no marketplace, e a partir deste momento ele terá seu preço e estoque atualizados constantemente.

Produtos com status de erro/reprovação não são atualizados no marketplace. Sugerimos que pelo menos uma vez na semana sejam verificados e corrigidos estes produtos, caso existam.

Acesse todas as documentações do Placemarket clicando aqui.
Em caso de dúvidas entre em contato com o Suporte da Moovin: http://suporte.moovinplataforma.com.br/ ou "suporte@moovin.com.br"

Encontrou sua resposta?