Glossário

"Dicionário" com palavras e definições utilizadas no dia-a-dia da Moovin

Atualizado há mais de uma semana

Gateway de pagamento: é uma interface que faz a ligação entre lojas, clientes e instituições financeiras, ajudando nas transações online realizadas via cartão de crédito, boleto...

De certa forma, o gateway funciona como uma maquininha de cartão, só que com todo o processo acontecendo remotamente.

Adquirente: são empresas como a Stone, a Cielo e a Rede, e seu papel é liquidar as transações financeiras por meio de cartão de crédito e débito. Quando a compra é aprovada, a adquirente é responsável por receber o dinheiro do banco e repassar ao comerciante.

Gateway de frete: serve para conectar lojas virtuais e seus canais de venda a empresas de transporte. Com essa função, o e-commerce fornece aos seus clientes várias opções de entrega, o que traz várias otimizações na operação.

Quando um e-commerce utiliza gateways de frete, há uma resposta mais dinâmica do site com as opções de frete e prazos oferecidos pelo lojista.

API (interface de programação de aplicação): O conceito de API nada mais é do que uma forma de comunicação entre sistemas. Elas permitem a integração entre dois sistemas, em que um deles fornece informações e serviços que podem ser utilizados pelo outro, sem a necessidade de o sistema que consome a API conhecer detalhes de implementação do software.

Metaforicamente, podemos pensar no que é API como um garçom. Quando estamos em um restaurante, buscamos o que desejamos no menu e solicitamos ao garçom. O garçom encaminha esse pedido à cozinha, que prepara o pedido. No fim, o garçom traz o prato pronto até a gente. Não temos detalhes de como esse prato foi preparado, apenas recebemos o que solicitamos.

Webservice: é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web Services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, um formato intermediário como XML, Json, CSV, etc.

Respondeu à sua pergunta?