Integração Cnova
Atualizado há mais de uma semana

1- Vinculando a conta Cnova com o Placemarket

Para vincular sua conta no módulo da Integracommerce você deve acessar o menu Cnova -> Configuração.

Na seguinte página, você deve inserir seu dado de autenticação "Token" (fornecido pelo marketplace).

2- Configuração

Produtos:

  • Tipo de preço padrão: utilizado para selecionar automaticamente o preço padrão que será utilizado no marketplace (pode ser alterado na hora do envio do produto). Clique aqui para acessar a documentação sobre tipos de preço.

  • Redutor de estoque padrão: funciona da mesma maneira que o tipo de preço padrão, porém será aplicado aos redutores conforme esta documentação.

Expedição:

  • Tipo e nome do módulo: Deve ser selecionado o seu tipo de módulo e o nome do mesmo (o módulo será a sua fonte de produtos).

Cotação:

  • Utilizado apenas para quem utilizar um gateway de frete, o qual deve estar vinculado ao Placemarket, e a URL deverá ser copiada e colada no seu respectivo campo dentro do marketplace. Esta opção não é de uso obrigatório

3- Envio de produtos

O envio de produtos é feito através do menu da sua fonte. Você deve selecionar o produto, à esquerda do título, e selecionar a ação para disponibilizar o produto na Cnova:

Na próxima página deve-se ajustar os atributos do seu produto. Muitos atributos obrigatórios já são preenchidos automaticamente de acordo com os dados buscados na fonte, como título, descrição, sku...
Outros atributos, como o departamento, deverão ser preenchidos manualmente ou já estarão preenchidos de acordo com as predefinições (veja mais sobre predefinições AQUI). 

Mais abaixo teremos o preço, que também irá buscar o padrão das Configurações, as variações do produto, que já têm o preenchimento automático de alguns dados, como Redutor (feito nas configurações), Cor, Tamanho, EAN, dimensões, peso...

Assim que os produtos estiverem com os atributos preenchidos, basta clicar em "Disponibilizar".

4- Acompanhando os produtos

Quando os produtos forem disponibilizados, podem ter seu status acompanhado através do menu Marketplace -> Cnova -> Produtos.

No primeiro momento, seu produto estará com todos status "Pendente". Em alguns minutos enviaremos as informações para a Cnova e ele ficará com status "Aguardando aprovação". Este último status ficará assim até o marketplace analisar e aprovar ou dar match no produto.

Assim que o produto for aprovado, começaremos a enviar as atualizações de preço e estoque, e eles serão alterados de "Pendente" para os próximos status.

Após os estoques e preços serem enviados com sucesso, enviaremos as imagens dos produtos e seu anúncio ficará parecido com este exemplo (exemplo do Mercado Livre, porém a Cnova seguirá o mesmo padrão):

Nem todos produtos aprovarão no primeiro momento. Alguns podem ficar com o status "Aguardando match". Isto significa que algum lojista já possui este produto no marketplace, e você pode verificar se o anúncio corresponde ao seu. Você pode ajustar esta correspondência no menu Marketplace -> Cnova -> Aguardando match:

Se o match for confirmado, seu produto será "agrupado" com o do primeiro lojista, e se for "recusado", será criada uma nova oferta com seus atributos.

Importante: alguns produtos irão retornar com erro ou reprovação. Quando isto ocorrer deve-se seguir os seguintes passos:

  • Verificar a mensagem disponível para este erro/reprovação: 

  • Reenviar o produto para a Cnova, ajustando o que foi apontado na mensagem.

  • Caso não haja uma mensagem disponível, você deve entrar em contato com o suporte da Moovin para que seja verificado o ocorrido e qual ajuste será necessário.

Resumo dos status dos produtos:

  • Pendente: requisição para o envio do produto foi criada, mas não enviamos para o marketplace ainda.

  • Fila: colocamos o produto em fila para ser enviado para o marketplace.

  • Aguardando aprovação: marketplace está validando, catalogando e verificando as informações enviadas do produto encaminhado.

  • Aguardando match: está aguardando a conferência do lojista, conforme citado acima.

  • Erro: houve alguma falha na requisição enviada pela Moovin. Podem ser diversos casos, então é necessário verificar a mensagem de erro disponível conforme mencionado acima.

  • Reprovado: o produto foi reprovado por estar fora de algum padrão solicitado pelo marketplace, portanto não será cadastrado na plataforma com os atributos atuais. O motivo da reprovação fica disponível na mensagem do produto.

  • Aprovado: seu produto foi aprovado e ficará disponível para venda no marketplace, e a partir deste momento ele terá seu preço e estoque atualizados constantemente.

Produtos com status de erro/reprovação não são atualizados no marketplace. Sugerimos que pelo menos uma vez na semana sejam verificados e corrigidos estes produtos, caso existam.

Acesse todas as documentações do Placemarket clicando aqui.
Em caso de dúvidas entre em contato com o Suporte da Moovin: http://suporte.moovinplataforma.com.br/ ou "suporte@moovin.com.br"

Respondeu à sua pergunta?