Todas as coleções
PlaceMarket
Pedidos de Marketplaces
Pedidos de Marketplaces
Atualizado há mais de uma semana

Nesta seção apresentaremos, de modo geral, como será a integração de pedidos no Placemarket, desde sua entrada na plataforma até suas atualizações de status para "Entregue" (pedidos específicos de marketplaces ficarão em tópicos separados).

1- Pedido gerado no marketplace:

Em primeiro lugar, seu pedido será gerado no marketplace. Este pedido será importado para o Placemarket de duas formas: o marketplace irá nos notificar que há um pedido novo ou iremos consultá-lo na API do mesmo.

Os pedidos não são importados instantaneamente para a plataforma, pode acontecer e é normal haver um pequeno atraso na importação.

Caso você não encontre seu pedido no Placemarket você pode:

  • Importar o pedido manualmente através do menu "Pedidos" (recomendamos aguardar até 90 minutos antes de utilizar esta ação): 

Após selecionar este opção basta escolher o marketplace desejado e inserir o código do pedido:

  • Abrir um chamado com o Suporte da Moovin, para que seja verificado o motivo do pedido não ter sido importado e ajustado o que for necessário.

2- Pedido Pendente:

São pedidos que ainda não tiveram seu pagamento confirmado. Alguns marketplaces não disponibilizam os dados do cliente, como nome e endereço de entrega, quando um pedido possui o status "Pendente" e isto pode causar a não importação do pedido para sua fonte.

Exemplo: para o cadastro de um pedido na Moovin, é obrigatório o mesmo possuir os dados de entrega e do cliente.

3- Pedido Aprovado:

Assim que o pagamento for confirmado, o marketplace irá notificar o Placemarket que este pedido está aprovado. Esta informação será repassada para a fonte dentro de alguns minutos.

4- Pedido Faturado:

Os dados de faturamento devem ser repassados pelo lojista, a partir da fonte utilizada.

No exemplo da Moovin: os pedidos devem ter, no bloco "Nota fiscal eletrônica", os dados dos campos "Número", "Série", "Chave de acesso" e "Data de Emissão" preenchidos para que o Placemarket reconheça o faturamento e atualize o marketplace com as informações. Lembramos que por questões de politica interna dos marketplace toda "Nota fiscal eletrônica" seja realizada no formato de XML que é o arquivo aceito por todos os marketplace. Caso a NF-e seja um arquivo diferente pode ocasionar erro na atualização do status do pedido.

5- Pedido em Transporte:

O status de transporte irá depender se o pedido possui serviço de entrega ou não. Seguem as duas situações:

  • Utiliza serviço de entrega: após o Placemarket informar que o pedido está faturado, o marketplace irá nos retornar com os dados de transporte do pedido (rastreamento e data de postagem). Estas informações serão repassadas para a fonte posteriormente. No caso da Moovin, os dados de "Rastreamento" e "Data de postagem" serão preenchidos automaticamente e o pedido será alterado para o status "Transporte".

  • Não utiliza serviço de entrega: neste caso a informação de "Transporte" deve ser informada pelo lojista diretamente pela fonte, assim como o faturamento.
    Para a Moovin deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os dados "Rastreamento" e "Data de postagem" para que o pedido seja atualizado no Placemarket, e consequentemente no marketplace.

6- Pedido Entregue:

Os dados de entrega pode ser feito tanto pela fonte quanto pelo marketplace. O fluxo deste status será basicamente o seguinte:

  • Status de Entrega pelo Marketplace: marketplace altera o pedido para entregue no Placemarket -> Placemarket altera o pedido para entregue na fonte.

  • Status de Entrega pela fonte: a fonte informa ao Placemarket que o pedido está entregue -> Placemarket informa ao marketplace que o pedido foi entregue.

A alteração de "Entregue" pela Moovin deve ter o campo "Data entrega", no bloco "Dados de envio", obrigatoriamente preenchido para que o pedido seja alterado no Placemarket.

7- Pedido Cancelado:

O Placemarket só marca seus pedidos como "Cancelado" se houve informação por parte do marketplace. A sua fonte não é capaz de cancelar pedidos, e este processo, se necessário, deve ser realizado diretamente no marketplace.

Acesse todas as documentações do Placemarket clicando aqui.
Em caso de dúvidas entre em contato com o Suporte da Moovin: http://suporte.moovinplataforma.com.br/ ou "suporte@moovin.com.br"

Respondeu à sua pergunta?