Todas as coleções
Moovin E-Commerce
Configurações
Integração via Webservice com Correios: Guia Passo a Passo para Configuração Eficiente
Integração via Webservice com Correios: Guia Passo a Passo para Configuração Eficiente

Otimize a integração com os Correios via webservice seguindo nosso guia. Ative, configure e aprimore seu processo de envio.

Atualizado há mais de uma semana

Aviso!

Está documentação não irá contemplar as tabelas manuais/contingência em caso de falhas na integração. Para consultar como criar essas tabelas, acesse nossa documentação: Como cadastrar uma transportadora com tabela de contigência?

A integração via webservice com os Correios é uma estratégia essencial para otimizar o envio de produtos, permitindo a obtenção rápida e precisa dos valores de frete. Neste guia passo a passo, vamos destacar os principais passos para configurar essa integração de forma eficiente, priorizando as práticas recomendadas de SEO.

Acesso e Ativação da Transportadora Correios:

  • Vá para os menus Configurações > Transporte > Formas de envio;

  • Se a transportadora Correios estiver inativa, ative-a preenchendo os campos necessários;

  • Se não estiver cadastrada, clique em "Cadastrar".

Clique na imagem para ampliar.

Configuração da Transportadora Correios:

Caso você tenha apenas ativado a transportadora conforme o passo acima, basta validar as informações já cadastradas nos campos e identificar se elas estão corretas.

Caso você tenha cadastrado a transportadora, basta seguir os passos abaixo:

Observação!

Os campos do tópico "Importação de rastreamento não são obrigatórios, servem apenas para caso você queira importar manualmente o rastreamento por tabela, nos menus Ferramentas > Importação > Rastreamento.

  1. Na aba 01. Transportadora preencha os dados de acordo com seu contrato Correios:

  • Tipo: na seleção, selecione "Correios"

  • Nome: nome da transportadora que será exibida em seu painel;

  • Identificador: deve-se preencher com "correios";

  • Capturável: caso selecionado como "Sim" é realizada a busca do status do pedido através do WebService dos Correios e atualiza na plataforma, exemplo transporte para entrega.

    Caso selecionado como "Não", o sistema não faz atualização do status do pedido;

  • Visualizar rastreamento: Define se a transportadora disponibiliza serviço de rastreamento através de link para os clientes, através do e-mail "pedido enviado";

  • Import. rastre.: caso marcado como "sim" esse campo abrirá o tópico "Importação de Rastreamento", esse campo serve apenas para caso você queira importar manualmente o rastreamento por tabela, nos menus Ferramentas > Importação > Rastreamento.

    Clique na imagem para ampliar.

Aviso!

É importante ressaltar que os dados do tópico "Acesso ao Webservice de cotação (API)" que estão presentes na imagem abaixo, devem estar corretos para que a transportadora funcione de maneira correta e precisa.

Para saber como configurar esses campos em específico, basta acessar a documentação

Clique na imagem para ampliar.

  • No tópico "Dados do Contato na Transportadora", os campos não precisam ser preenchidos caso você não queira, são apenas para registrar o seu contato que está nos Correios.

2. Na aba 02. Modalidade de envio você deverá cadastrar suas modalidades dos Correios (PAC, Sedex, Sedex 10...). Seguem as configurações que deverão ser realizadas obrigatoriamente para o funcionamento da integração:

  • Nome: o nome da transportadora que será exibido no site (página de cotação de CEP);

  • Nome Curto: o nome da transportadora que será exibido no painel administrativo;

  • Tipo: tipo da modalidade que você está registrando.

    Por exemplo: PAC é uma modalidade do tipo "Normal" e Sedex "Expresso";

  • Código do valor declarado: é o serviço adicional dos Correios que garante o valor real do objeto postado sob registro em caso eventual de avaria ou extravio,obrigatório para informar este valor no módulo SIGEP;

  • Origem primária da consulta de dados: este campo deve estar como "Webservice" para que o sistema identifique e possa realizar a exibição correta do valor da cotação;

  • Atrelar modalidade a um Centro de Distribuição: essa modalidade só será exibida se esse Centro de Distribuição tiver estoque disponivel de todos os produtos do carrinho, ou seja, caso marcada como "Sim" a modalidade só irá aparecer se o centro selecionado tiver estoque disponível;

  • Outras configurações são opcionais e devem ser feitas de acordo com as regras da loja.

    Importante revisá-las e ajustá-las mesmo utilizando a integração.

Observação!

Os campos "Peso mínimo", "Peso mínimo (padrão)", "Acréscimo Prazo", "Peso Máximo (g)", "Tamanho máximo (cm)".

Além disso, você perceberá que na seleção "consulta primária" a opção "WebService Correios", você precisará primeiro salvar a modalidade e após isso aparecerá a opção para você, conforme aparece no vídeo abaixo.

Aviso!

O campo "Permite totem" deve estar sempre como "Não".

Clique na imagem para ampliar.

3. Nas abas 03. Faixas de Estado, 04. Tabelas de Valores, 05. Prazos, 06. Cidades Atendidas e 07. Regiões o cadastro não é obrigatório para utilizar a integração webservice. Estes dados devem ser preenchidos apenas para ter tabelas e valores de contingência, e o tutorial para preenchimento está em nossa documentação "Como cadastrar uma transportadora com tabela de contigência?".


Se encontrar qualquer dificuldade ou tiver perguntas, estamos aqui para ajudar!

Clique aqui para acessar nosso canal de suporte.

Seu feedback é extremamente importante para nós!

Por gentileza, tire um momento para avaliar a documentação que acabou de ler. Suas opiniões são cruciais para aprimorarmos nossa plataforma e proporcionar a melhor experiência possível.

Clique no quadro abaixo para deixar sua avaliação.


Respondeu à sua pergunta?