Os exemplos apresentados nesta documentação serão com base nos Correios, mas as configurações também servirão para outros tipos de transportadoras.

Cadastro

Passo 1: Abra um chamado com a equipe de Suporte e solicite a criação desta nova transportadora

Configurações

Passo 1: acesse sua nova transportadora Configurações -> Transporte -> Formas de Envio

Passo 2: Na aba 01. Transportadora faça as configurações de acordo com sua necessidade:

  • Nome: nome da transportadora que será exibida no seu painel

  • URL de rastreamento: preencha com seu link de rastreamento disponibilizado pela transportadora. Substitua o campo de código da rastreamento por {RASTREAMENTO}

  • Capturável: Sim = faz a busca do status do pedido e atualiza na plataforma (transporte para entrega). Não = não faz atualização do status do pedido. Este campo só fará atualização automática para transportadoras já integradas, como os Correios.

  • Visualizar rastreamento: Define se a transportadora disponibiliza serviço de rastreamento através de link para os clientes.

Passo 3: Na aba 02. Modalidade de envio você precisará cadastrar suas modalidades dos Correios (PAC, Sedex, Sedex 10...). Seguem as configurações que deverão ser feitas obrigatoriamente para o funcionamento da integração:

  • Nome: será exibido no site

  • Nome Curto: nome que será exibido no painel administrativo

  • Tipo: tipo da modalidade. Por ex: PAC é uma modalidade do tipo "Normal" e Sedex "Expresso"

  • Código do valor declarado: obrigatório para informar este valor no módulo SIGEP

  • Origem primária da consulta de dados: este campo deve estar como "Webservice" para a integração funcionar

  • Outras configurações são opcionais e devem ser feitas de acordo com as regras da loja. Importante revisá-las e ajustá-las mesmo utilizando a integração.

ATENÇÃO: as configurações dos próximos passos irão depender do seu contrato com os Correios/Transportadora.

Passo 4: Na aba 03. Faixas de Estado devem ser preenchidas suas faixas atendidas, necessariamente com a sigla da UF e fazendo a separação dos campos por barras. Por exemplo: a Moovin possui uma faixa de valores exclusiva para o Rio Grande do Sul, logo a primeira faixa seria apenas "RS". A segunda faixa atendida pela Moovin engloba Santa Catarina e Paraná, logo nossa faixa seria "SC/PR"

Passo 5: Na aba 04. Tabelas de Valores devem ser preenchidos os valores e pesos para cada faixa definida no passo anterior (os Correios fornecem uma tabela parecida com a nossa para que você possa fazer este preenchimento).

Por exemplo: ao comprar um produto da Moovin com o peso de 800g e envio para Santa Catarina teríamos o valor de R$10,12 (neste caso estaríamos passando da faixa 300g e entrando na faixa de até 1000g).

Passo 6: Na aba 06. Cidades atendidas são cadastradas todas faixas de CEP atendidas e seus prazos. Por padrão o módulo Correios já vem com diversas cidades cadastradas, porém com dados padrões que podem não corresponder à realidade da sua loja. É importante ajustar este menu para que contemple seus tipos de transporte corretamente. Por exemplo: a Moovin contempla a cidade Porto Alegre para entregas, e uma compra feita na nossa loja para esta mesma cidade levaria 4 dias úteis para entrega:

O cadastro das cidades atendidas pode ser individual ou em lote (importação de .csv)

A aba 05. Prazos só é utilizada em transportadoras personalizadas. A definição de prazos para as transportadoras gerais e Correios são feitas nas cidades atendidas.

Passo 7: na aba 07. Regiões você cria cadastros para distinguir as cidades atendidas, como por exemplo "Capital" e "Interior". Isto é utilizado para termos regras diferentes para cada região, de acordo com os menus cadastrados anteriormente.

IMPORTANTE: o cadastro de regiões é geral para a plataforma, então se você deletar alguma região dos Correios, ela será deletada de todas outras regiões. Quando não for utilizar uma região procure inativá-la ao invés de remover da plataforma.

Encontrou sua resposta?