Todas as coleções
Moovin E-Commerce
Configurações
Como cadastrar uma transportadora com tabela de contigência?
Como cadastrar uma transportadora com tabela de contigência?

Cadastro geral e configurações de transportadoras e tabelas de contingência

Atualizado há mais de uma semana

Os exemplos apresentados nesta documentação serão com base nos Correios, mas as configurações também servirão para outros tipos de transportadoras.

Cadastro

Passo 1: Caso ainda não tenha cadastrado a transportadora, abra um chamado com a equipe de Suporte e solicite a criação desta forma de envio.

Configurações

Passo 1: acesse sua nova transportadora Configurações -> Transporte -> Formas de Envio

Passo 2: Na aba 01. Transportadora faça as configurações de acordo com sua necessidade:

  • Nome: nome da transportadora que será exibida no seu painel

  • URL de rastreamento: preencha com seu link de rastreamento disponibilizado pela transportadora. Substitua o campo de código da rastreamento por {RASTREAMENTO}

  • Capturável: Sim = faz a busca do status do pedido e atualiza na plataforma (transporte para entrega). Não = não faz atualização do status do pedido. Este campo só fará atualização automática para transportadoras já integradas, como os Correios.

  • Visualizar rastreamento: Define se a transportadora disponibiliza serviço de rastreamento através de link para os clientes.

Passo 3: Na aba 02. Modalidade de envio você precisará cadastrar suas modalidades dos Correios (PAC, Sedex, Sedex 10...). Seguem as configurações que deverão ser feitas obrigatoriamente para o funcionamento da integração:

  • Nome: será exibido no site

  • Nome Curto: nome que será exibido no painel administrativo

  • Tipo: tipo da modalidade. Por ex: PAC é uma modalidade do tipo "Normal" e Sedex "Expresso"

  • Código do valor declarado: obrigatório para informar este valor no módulo SIGEP

  • Origem primária da consulta de dados: este campo deve estar como "Webservice" para a integração funcionar

  • Outras configurações são opcionais e devem ser feitas de acordo com as regras da loja. Importante revisá-las e ajustá-las mesmo utilizando a integração.

ATENÇÃO: as configurações dos próximos passos irão depender do seu contrato com os Correios/Transportadora.

Passo 4: Na aba 03. Faixas de Estado devem ser preenchidas suas faixas atendidas, necessariamente com a sigla da UF e fazendo a separação dos campos por barras. Por exemplo: a Moovin possui uma faixa de valores exclusiva para o Rio Grande do Sul, logo a primeira faixa seria apenas "RS". A segunda faixa atendida pela Moovin engloba Santa Catarina e Paraná, logo nossa faixa seria "SC/PR".

Lembre-se que há faixas a serem cadastradas para Capital e Interior.

Passo 5: Na aba 04. Tabelas de Valores devem ser preenchidos os valores e pesos para cada faixa definida no passo anterior (os Correios fornecem uma tabela parecida com a nossa para que você possa fazer este preenchimento).

Por exemplo: ao comprar um produto da Moovin com o peso de 800g e envio para Santa Catarina teríamos o valor de R$10,12 (neste caso estaríamos passando da faixa 300g e entrando na faixa de até 1000g).

Você também poderá subir os valores com um arquivo CSV preenchido segundo o modelo. Veja abaixo como realizar este processo.

Passo 6: Na aba 06. Cidades atendidas são cadastradas todas faixas de CEP atendidas e seus prazos. Por padrão o módulo Correios já vem com diversas cidades cadastradas, porém com dados padrões que podem não corresponder à realidade da sua loja. É importante ajustar este menu para que contemple seus tipos de transporte corretamente. Por exemplo: a Moovin contempla a cidade Porto Alegre para entregas, e uma compra feita na nossa loja para esta mesma cidade levaria 4 dias úteis para entrega:

O cadastro das cidades atendidas pode ser individual ou em lote (importação de .csv)

A aba 05. Prazos só é utilizada em transportadoras personalizadas. A definição de prazos para as transportadoras gerais e Correios são feitas nas cidades atendidas.

Passo 7: na aba 07. Regiões você cria cadastros para distinguir as cidades atendidas, como por exemplo "Capital" e "Interior". Isto é utilizado para termos regras diferentes para cada região, de acordo com os menus cadastrados anteriormente.

IMPORTANTE: o cadastro de regiões é geral para a plataforma, então se você deletar alguma região dos Correios, ela será deletada de todas outras regiões. Quando não for utilizar uma região procure inativá-la ao invés de remover da plataforma.

Respondeu à sua pergunta?