Manual E-commerce
Atualizado há mais de uma semana

Nesta documentação iremos apresentar todo processo básico de configurações para o seu e-commerce. Em cada seção haverá links com outras documentações de seus respectivos assuntos e configurações.

Dados da Loja

Para iniciar sua loja virtual, o primeiro passo é realizar o cadastro dos dados da loja e algumas configurações básicas.

  • Dados da loja: configure seus dados informativos sobre a loja, como Horário de funcionamento, Telefones, Endereços, CNPJ... Estes dados serão exibidos na sua página principal e algumas outras como "/lojas" e "/atendimento"

  • Lojas: apresentação das suas lojas, dados informativos e mapa

  • LGPD: defina suas políticas da loja e inclua um pop-up para consentimento de cookies

  • Redes Sociais: configure suas redes sociais para que possam ser exibidas como ícones com links no site

  • Checkout: personalize seu carrinho e página de checkout de acordo com o tema da sua loja

  • Mobile: personalize sua versão mobile de acordo com sua demanda

Cadastros

Antes de iniciar os cadastros de produtos é necessário realizarmos alguns "pré-cadastros" que serão vinculados à eles.

Variações

A Moovin trabalha com 4 tipos de variações, sendo elas:

  1. Nenhuma: produtos de cor, tamanho, voltagem ou sabor únicos

  2. Cor: produto que possui mais de uma variação de cor, como um tênis que pode possuir um estoque na cor branca e outro estoque na cor preta

  3. Tamanho: produto que possui mais de uma variação de tamanho, como um tênis que pode possuir um estoque no tamanho 36 e outro estoque no tamanho 37

  4. Cor/Tamanho: produtos que possuem diversas variações de cor e tamanho

  • Cor: o cadastro de cores pode ser utilizado para outras funções, como sabor por exemplo, e é utilizado para vincular aos produtos e realizar filtros no site. O cadastro manual não é necessário caso sua plataforma possua um sistema ERP.

  • Tamanho: o cadastro de tamanhos pode ser utilizado para outras funções, como voltagem por exemplo, e é utilizado para vincular aos produtos e realizar filtros no site. O cadastro manual não é necessário caso sua plataforma possua um sistema ERP.

Categorias

As categorias são utilizadas para indicar o segmento dos seus produtos, e além disto são utilizadas para seus clientes poderem filtrar melhor os produtos no site. O cadastro manual não é necessário caso sua plataforma possua um sistema ERP.

Um exemplo de categorização para o ramo de calçados:

Categoria Pai

Calçados

Categoria Filho

Tênis

Categoria Neto

Tênis Esportivos

Marcas

As marcas são utilizadas para indicar a linha dos seus produtos e além disto são utilizadas para seus clientes poderem filtrar melhor os produtos no site. O cadastro manual não é necessário caso sua plataforma possua um sistema ERP.

Características

As características são utilizadas para indicar detalhes sobre seus produtos e trazer mais riqueza nos resultados de buscas/filtros. Estes dados são diretamente ligados às categorias do site,

Um exemplo de características para o segmento de saltos altos:

Característica (título)

Tamanho do Salto

Atributo da característica (opção)

1 a 4 centímetros

Atributo da característica (opção)

5 a 7 centímetros

Serviços

O módulo de serviços é utilizado para oferecer personalização aos seus produtos, como por exemplo: sua loja vende camisetas de time, e oferece a opção de personalizar esta camiseta adicionando o nome do cliente por mais R$20,00.

Produtos

O cadastro dos produtos pode ser realizado de diversas formas. Caso você possua uma integração com sistema ERP os cadastros individuais ou por planilha na plataforma não serão necessários.

  • Cadastro via ERP Bling: realizado automaticamente após configurar o módulo

  • Cadastro via webservice (integração com a API da Moovin): neste caso o cadastro de produtos é feito do sistema ERP para a Moovin. As categorias, marcas, cores, tamanhos... serão cadastrados juntos com os produtos.

Descontos

Há diversos tipos descontos diferentes que podemos criar na plataforma. Abaixo deixaremos estes módulos, descrições breves e os links de suas documentações:

  • De/Por: aplicação de desconto direto no valor do produto fazendo o mesmo possuir um preço antigo e atual. Pode ser realizado individualmente, em lote por planilhas, integrações de sistema ERP e descontos programados.

  • Desconto progressivo: utilizado para aplicar descontos a partir da quantidade de produtos que estão sendo comprados, como por exemplo uma promoção de "Leve 3 e pague 2".

  • Cupom de desconto: desconto aplicado na finalização da compra pelo próprio cliente, utilizando um código fornecido previamente

  • Desconto por número de pedidos: Aplica e cadastra desconto de acordo com o número de pedidos, valor mínimo de compra ou data de cadastro do cliente.

  • Etiquetas de desconto: As etiquetas de desconto são utilizadas para dar um desconto na compra sem considerar o valor do frete, normalmente para pagamentos à vista como o boleto (para dar o desconto também em cima do valor do frete é necessário utilizar o Desconto Definido nas formas de pagamento).

Layout

  • Banners: cadastre banners na sua versão desktop e mobile para as áreas pré-definidas.

  • Vitrines: cadastre vitrines na sua versão desktop e mobile para as áreas pré-definidas.

Marketing

Nesta seção apresentaremos algumas ferramentas opcionais de marketing, mas que são tendência de uso entre nossos clientes. Caso você possua alguma diferente das citadas, você pode buscá-la na página de Marketing de nossa documentação!

  • Google Tag Manager (GTM): é uma ferramenta de soluções do Google para inserir scripts em sites, tornando a rotina de times de marketing muito mais simples e produtiva.

  • Google Analytics: é um sistema de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog, e considerado uma ferramenta fundamental para o marketing digital.

  • Sitemap: é um arquivo ou documento de texto desenvolvido para facilitar o processo de indexação de páginas nos motores de busca, tais como Yahoo!, Bing e, claro, o Google.

  • Pixel Facebook: é uma ferramenta de análise que permite mensurar a eficácia da sua publicidade com base nas ações que as pessoas realizam no seu site através do Gerenciador do Facebook.

  • E-mails Marketing: a plataforma, por padrão, já possui diversos e-mails para marketing que são enviados automaticamente. Você pode definir suas regras de envio ou até mesmo inativá-los caso deseje.

Transporte

Para a seção de transporte cobriremos alguns assuntos diferentes e que podem ser diferentes para cada loja:

Centro de Distribuição

Antes de tudo, será necessário cadastrar um centro de distribuição (CD) para sua loja. Este CD irá definir de onde seus produtos serão enviados e de qual CEP será feita a cotação durante a compra.

Transportadoras e modalidades de envio

Há diversos tipos de transportadoras e modalidades de envio que podem ser utilizadas, como por exemplo os Correios. Neste caso temos a transportadora Correios e esta possui diferentes modalidades de envio como PAC e Sedex.

Esta transportadora pode ser cadastrada no seu E-commerce e utilizada de duas maneiras para fazer as cotações de frete:

  • Via webservice: A integração via webservice é utilizada para que possamos enviar os dados dos seus produtos e faixas de CEP sendo cotadas para os Correios, e assim eles nos retornam com os devidos valores para o que foi informado.

  • Via tabelas de valores/contingência: Os exemplos apresentados nesta documentação serão com base nos Correios, mas as configurações também servirão para outros tipos de transportadoras (Jadlog, transportadoras próprias...).

Também possuímos a opção da sua loja utilizar um gateway de frete, o qual serve para conectar lojas virtuais e seus canais de venda a empresas de transporte. Com essa função, o e-commerce fornece aos seus clientes várias opções de entrega, o que traz várias otimizações na operação.

Quando um e-commerce utiliza gateways de frete, há uma resposta mais dinâmica do site com as opções de frete e prazos oferecidos pelo lojista.

Em resumo: a utilização de um gateway de frete otimiza e lhe permite ter melhores regras e resultados para suas cotações. A Moovin possui integração com os seguintes parceiros:

Para ambos casos, todas suas regras de frete devem ser cadastradas dentro do respectivo painel, assim os gateways podem retornar as cotações para a Moovin de acordo com as regras impostas.

Retirada em Loja

Em alguns casos é interessante haver a opção de retirada em loja, assim os clientes não precisam realizar o pagamento de frete e podem buscar o produto assim que o mesmo estiver disponível.

SIGEP Web e etiquetas de envio dos Correios

O SIGEP WEB é um sistema desenvolvido pelos Correios com a finalidade de facilitar e agilizar a preparação e gerenciamento das postagens de encomendas pelos clientes. Por meios desse sistema, dentre outras funcionalidades, é possível gerar e imprimir listas de postagens, etiquetas de serviços e listas de destinatários dentro do seu E-commerce.

Pagamento

Um dos principais pontos no seu site é como serão feitas as transações de pagamento e automatização do processo (aprovação, cancelamento, estornos...). A utilização de um gateway de pagamento é uma ótima solução para sua loja neste aspecto: ele é uma interface que faz a ligação entre lojas, clientes e instituições financeiras, ajudando nas transações online realizadas via cartão de crédito, boleto...

De certa forma, o gateway funciona como uma maquininha de cartão, só que com todo o processo acontecendo remotamente.

Quais gateways de pagamento estão disponíveis no meu E-commerce? (add link)

Após selecionar sua opção de gateway de pagamento e configurá-lo, você ainda deve realizar algumas configurações dentro do seu E-commerce para que exibamos os mesmos valores que serão cobrados pelo seu gateway.

Pedidos

Após todo seu e-commerce ser configurado, seus clientes poderão acessar seu site e realizar compras no mesmo. Quando isto ocorrer, pedidos serão criados na sua plataforma para que você possa realizar o acompanhamento dos mesmos.

Acompanhando o fluxo de pedidos: documentação informativa sobre todos status padrão e como eles podem/devem ser atualizados.

Além do gerenciamento dos pedidos, a plataforma também irá enviar e-mails para os clientes e para cada status de pedido que for atualizado.

  • Configurando os e-mails de pedidos: defina como serão suas mensagens, remetentes, e-mails em cópia... A plataforma já consta com e-mails padrões para todos status básicos.

  • Configurando os status dos pedidos: defina quais status enviarão quais mensagens nos seus pedidos. A plataforma já consta com status padrões e com gatilhos para envio de e-mails.

Respondeu à sua pergunta?